JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

GATO E RATO (1)

1-      Forma-se uma roda e escolhe-se duas crianças: uma para ser o rato outra para ser o gato. O objetivo da brincadeira é o gato pegar o rato.

2-      Inicialmente, o “gato” sai da roda e o “rato” fica no centro. O grupo que está na roda combina uma “hora” para o “rato” ficar pronto para o “gato” pega-lo.

3-      A brincadeira começa com um diálogo entre o “gato” e as crianças que estão na roda:

Gato: O seu rato está pronto?

Roda: Não, ele está tomando banho (as crianças escolhem alguma ação para o rato, pode ser: “está dormindo”, ou “está jantando, ou qualquer outra coisa).

Gato: Que horas ele termina?

Roda: Às 3 horas. (pode ser qualquer hora escolhida pelo grupo)

4-      A roda começa a girar enquanto o diálogo continua:

Gato: Que horas são?

Rato: Uma hora.

Gato: Que horas são?

Rato: Duas horas.

Gato: Que horas são?

Rato: Três horas.

5-      No momento em que a roda diz a hora marcada, o “gato” tentará entrar na roda para pegar o “rato”. Para isso, ele tentará passar embaixo dos braços das crianças que formam a roda. Essas crianças, por sua vez, tentarão impedir a passagem do “gato”, fechando bem a passagem.

6-      Enquanto elas ficam atentas para impedir a passagem do “gato”, deverão facilitar a passagem do “rato”. Assim, ora o “rato” estará fora da roda, ora estará dentro, e o “gato” continuará tentando acompanhar o movimento.

7-      Quando o “gato” conseguir pegar o “rato”, mudam-se as crianças que representam o “gato” e o “rato”.


GATO E RATO (2)


1-      Primeiro escolhe quem será o “gato”.

2-      Desenha um quadrado no chão, em cada canto desenha-se um quadrado menor que caiba uma criança.
3-      O “gato” fica no meio do quadrado maior, e os “ratos” nos quadrados menores (tocas).

4-      Enquanto os “ratos” estiverem nas tocas o “gato” não pode pegar os “ratos”. Quando os “ratos” saírem da toca podem ser pegos.

5-      Dois “ratos não podem ocupar a mesma toca.

6-      Quem for pego será o novo “gato”.